abril 12, 2016 |

Um pesadelo recorrente de nós mulheres é sair do salão com um resultado completamente diferente do esperado. Pior ainda: sair com o cabelo lindo, mas descobrir que em uma lavada toda a mágica desapareceu. Mas você está fazendo sua parte para garantir o melhor resultado? Confira a seguir os 20 erros no salão mais comuns que podem afetar o resultado do seu procedimento:

Você está cometendo algum desses erros no salão?

1. Mentir sobre o histórico de seu cabelo

Talvez você esteja com receio de suas mechas não ficarem como você esperou. Pode ser que você não queira contar sobre ter traído seu cabeleireiro com outro profissional. Tanto faz o motivo: o melhor é sempre ser honesta. Qualquer química ou procedimento pelo qual seus fios tenham passado devem ficar claros, pois somente assim o cabeleireiro poderá saber quais os melhores produtos para você.

2. Não levar fotos do resultado esperado

Nem mesmo o melhor dos escritores saberia colocar em palavras uma cor ou um corte de cabelo exatos – sempre haverá margem para interpretação. A forma mais fácil de chegar ao resultado exato é levar fotos do que você espera. Não é a toa que antigamente os salões eram cheios de revistas de penteados, cortes e cores. Graças à tecnologia, hoje podemos colocar tudo em uma pasta no celular. Que tal aproveitar essa maravilha que o século XXI nos proporciona? Com a foto em mãos, o profissional indicará o que funciona melhor para sua textura de cabelo, tom da pele e formato de rosto.

3. Não levar fotos do que você NÃO quer

Tão importante quanto levar fotos do que você gosta é contar para o cabeleireiro o que você NÃO gosta! Só assim você garante que não haverá nenhum deslize na interpretação do que você espera. Seu cabeleireiro ficará muito mais confortável e você também!

4. Não falar sobre seu estilo atual

Não é bla-bla-bla! Se você e seu cabeleireiro já podem se considerar em uma relação de longo prazo, pode ser que ele conheça bem seu estilo. Mesmo assim, é bom que ele entenda seu estilo de se vestir, de se maquiar, as cores que você costuma usar, como prende seu cabelo… Ele poderá te dar dicas melhores sobre o que você pode ou não mudar no seu visual!

5. Não marcar um horário para conversar com seu cabeleireiro com antecedência

Antes de mudanças radicais – ou mesmo simplesmente trocar de profissional, marque uma visita ao salão. Converse com o cabeleireiro, conheça suas técnicas, fale sobre o que você quer fazer. Além de saber como se preparar para a mudança, você será informada sobre a duração do procedimento (quem nunca achou que ia ficar uma horinha no salão e acabou passando a tarde toda?) e até mesmo valores mais exatos.

6.  Estabelecer metas fora da realidade

Se você tem cabelos extremamente lisos, não adianta sonhar com as ondas de Gisele Bundchen. Também não adianta querer loiros platinados e reluzentes se você não tem tempo para retocar a raiz ou manter uma disciplinada rotina de hidratações e tratamentos. Leve em consideração sua rotina, seus costumes, a saúde atual de seu cabelo, sua textura… Cabeleireiros não são mágicos!

7. Escolher um corte que vai demorar vidas para pentear

Muitas de nós faríamos quase qualquer coisa para nos sentirmos maravilhosas toda manhã – até mesmo acordar uma hora mais cedo todo dia, certo? Errado! Você pode até se comprometer no começo – mas sejamos realistas: uma hora a gente desiste e se rende ao rabo de cavalo. Um corte fácil de estilizar te fará muito mais feliz!

8. Chegar com o cabelo cheio de produtos

Se você costuma usar uma vasta gama de produtos em seus cabelos, dê preferência para um shampoo antirresíduos na noite anterior. O acumulo de produtos formará uma camada nos fios e pode dificultar a absorção dos produtos necessários para o procedimento a ser realizado.

9. Não parar quieta na cadeira

Folhear uma revista? Pode. Jogar Candy Crush? Pode. Tomar um café? Pode. A gente sabe o quanto é difícil ficar um tempão parada sem fazer nada. Mas antes de pegar uma coisa na sua bolsa ou fazer algum outro movimento maior, avise o cabeleireiro. Isso serve não só para o corte, mas para mechas e colorações também – quanto mais você se mexer, mais fácil será puxar uma mecha errada ou manchar a coloração.

10. Não falar quando algo te incomoda

A cabeça começou a coçar, você está sentindo um pingo escorrer… Parece mais fácil esperar o tormento acabar, não é? Não tem problema nenhum nisso, mas se te incomoda muito, não se sinta mal em falar. Os profissionais e assistentes estarão por perto não só para que você esteja linda, mas para que você faça isso sem sofrer!

11. Atrasar

Sabe aquele dia que seu cabeleireiro demorou para te atender? Imprevistos podem acontecer, mas o provável é que outra cliente antes de você tenha se atrasado – atrapalhando toda a agenda do profissional. Quando isso acontece, não só as clientes depois da atrasada ficam irritadas, mas o cabeleireiro também estará sobre pressão. Não esqueça que seus cabelos estarão nas mãos do profissional – e você não quer ele brabo, não é? Planeje-se com antecedência e chegue no horário.

12. Cortar após colorir

Se o assunto é ombré, balayage ou californianas, o ideal é que o corte de cabelo seja feito antes da coloração. Essa é a única forma de saber em qual altura a coloração deverá ser aplicada! Lembre-se: sua nova cor deve estar na sua cabeça, não no chão do salão!

13. Ficar muito tempo sem cortar

Você provavelmente já ouvir falar que para os cabelos crescerem, você deve sempre cortar as pontas. Não é bem verdade – o que faz os cabelos crescerem é uma combinação de dieta saudável e couro cabeludo limpo. O que acontece na realidade é que cabelos sem corte ficam mais suscetíveis às pontas duplas e quebra. Cortar as pontas a cada dois meses (no máxim!) previne aparecimento de pontas duplas, resultando num cabelo mais forte e sem quebra.

14. Querer ficar loira da noite para o dia

Viu uma foto de antes e depois e ficou tentada a marcar imediatamente seu horário para platinar os fios? Não deixe o Instagram te enganar. Se você tem cabelos castanhos, ficar loira à la Gwen Stefani vai demorar várias sessões. Tenha paciência: o processo químico muito abusivo pode causar danos irreversíveis.

15. Fazer de conta que gostou do resultado

Queremos que todas nossas clientes fiquem confiantes com o resultado do trabalho realizado. Por isso, se não está satisfeita, seja honesta! Se algo deu errado, o ideal é que o próprio profissional arrume. Às vezes, o resultado não fica perfeito de primeira – vamos lá, todos podemos errar. Todos poderão ter uma noite de sono bem mais tranquila e decidir os próximos passos juntos – basta ser sincera!

16. Cortar o cabelo sozinha

É tentador, a gente sabe. É só esse pedacinho de franja ali e você já fez isso antes. Qual é o pior que pode acontecer? Não se arrisque: caso algo der errado, vai ser mais difícil para consertar um cabelo que já está curto. Pode levar meses para crescer de novo. E se você está fazendo isso com a tesoura da cozinha ou qualquer outra tesoura que não seja feita para cortar cabelos) pare já! Cada tesoura profissional tem uma forma, um objetivo e um resultado – nenhum desses pode ser comparado com uma tesoura comum.

17. Não cuidar dos cabelos entre as colorações

Não é nenhuma novidade: cabelos descoloridos exigem muito mais cuidados. Quando começar a perceber os fios sem vida, intervenha. Às vezes uma simples hidratação caseira já resolve. De qualquer forma, antes de partir para mais uma sessão de coloração, converse com seu profissional. Ele pode te indicar reconstruções, nutrições ou hidratações que resolvam o problema de forma menos agressiva. Claro, ele também saberá se a única solução for pintar de novo!

18. Vestir sua blusa favorita para o salão

Parece óbvio, mas acontece. Mesmo com avental, toucas e toda a proteção, acidentes podem acontecer. Acredite: um dos maiores medos dos profissionais de cabelo é manchar uma roupa de cliente. Mesmo assim, melhor prevenir do que remediar, não é? Caso algo aconteça, mantenha a calma e tente limpar na hora.

19. Não valorizar a equipe

Um bom profissional mantém consigo uma boa equipe. São eles que farão que sua experiência no salão seja a melhor possível: aquela deliciosa massagem ao lavar os cabelos, um secado divino e uma conversa agradável. Agradeça e reconheça o trabalho não só de seu cabeleireiro, mas de toda sua equipe envolvida.

20. Não se comunicar

Não tenha vergonha de perguntar sobre procedimentos, duração e principalmente valores. Cada profissional trabalha com sua própria tabela de valores, além de os valores poderem sofrer variação de acordo com o comprimento do seu cabelo. Perguntar antes vai te deixar mais segura e evitar surpresas.

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