cuidados
O verão está se aproximando e os efeitos prejudiciais dos raios de sol começam a aparecer e a aumentar nesse período do ano!
Mas não se preocupe, viemos trazer dicas incríveis para você cuidar da sua pele nessa estação!
A profissional de estética Diva Miranda, do Torriton Pres. Taunay, traz informações e dicas importantíssimas para nossas clientes cuidarem da beleza da pele nessa época do ano!
Por que o sol causa envelhecimento precoce da pele?
Nossa profissional explica que a exposição da pele aos raios solares provoca a destruição das fibras de colágeno e de elastina que são as responsáveis pela sustentação e firmeza da pele. Isso ocorre porque o contato do sol com a pele causa a ativação das enzimas colagenase e elastase e essa atividade excessiva resulta em sua destruição.
Esse processo intensifica o envelhecimento precoce, principalmente quando a exposição ocorre em horários onde o sol está mais potente.
Diva destaca que em pessoas jovens a pele possui mecanismos que corrigem os danos solares, não permitindo o surgimento de alterações cutâneas. “No entanto, o efeito se acumula com o passar dos anos e mais tarde os mecanismos de defesa não conseguem mais reverter o dano causado a pele. É nesse momento que começam a aparecer os sinais do envelhecimento” complementa a profissional.
Peles claras são mais atingidas pelos efeitos do sol?
A pele possui uma série de substâncias, cujas funções principais são a pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar. Esses compostos são conhecidos como melanina e são produzidos por células específicas denominadas melanócitos.
Na camada basal da pele (camada mais profunda) a quantidade de melanócitos é a mesma em qualquer pessoa. A diferença surge no transporte feito pelos melanossomos que levam a melanina para as camadas mais superficiais da pele.
Em pessoas de pele clara, os melanossomas são pequenos e agregados e têm dificuldades para realizar o transporte de melanina, deixando a pele com menos proteção contra os efeitos dos raios solares. Além disso, Diva ressalta que “a pele clara tem menos fibras do que a pele negra e o fibroblasto que é o produtor de colágeno e elastina é menos ativo nesse tipo de pele.”
Como proteger a pele dos efeitos do sol?
Diva Miranda explica que existem regrinhas básicas – aquelas que todo mundo já conhece!
Evitar a exposição da pele ao sol nos horários de maior intensidade entre 10h e 16h e sempre usar protetor solar. Não há produtos que consigam evitar danos causados pela radiação solar. “Deve-se sempre usar protetor solar, mesmo quando o tempo está nublado”, complementa a profissional.
Diva Miranda aproveita para fazer um alerta: “Existem protetores solares contra a radiação UVA, mas para a radiação solar IVA ainda não possui protetores solares eficientes, portanto evitar a exposição excessiva da pele à luz solar é essencial para evitar o envelhecimento precoce”.
Além dos cuidados com a exposição e o uso de protetor solar, é super importante tratar a pele com limpeza, hidratações e outros cuidados especiais para o seu tipo de pele e seu metabolismo!
Já deixe anotado na sua agenda: Ao retornar do litoral, dedique um tempo para sua esteticista. Sua pele agradece! Lembre que seus cabelos também precisam de cuidados, ein?
Quer ficar por dentro de tudo que acontece? Siga o Torriton nossas mídias sociais e fique por dentro de todas as tendências e produções incríveis: Instagram, Facebook e Pinterest.
Segunda das 10h às 18h. Terça a Sábado das 9h às 20h.
+55 41 9996-4672Segunda a Sábado das 10h às 22h. Domingo das 14h às 20h.
+55 41 9996-4672Terça a Sábado das 9h às 20h.
+55 41 9996-4672Segunda das 10h às 18h. Terça a Sábado das 9h às 20h.
+55 41 9996-4672Segunda a Sábado das 10h às 22h. Domingo das 14h às 20h.
+55 41 9996-4672
Deixe um comentário